quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Restinga de Marambaia

A grande faixa de areia (Restinga da Marambaia)

     Restinga é uma faixa de areia ligada ao continente que separa um oceano de uma baía.

    A Restinga da Marambaia é localizada no bairro de Barra de Guaratiba que fica na zona oeste do município do Rio de Janeiro.

     Lá se encontra o Canal do Bacalhau, uma vila militar e uma cancela para evitar que os carros não permitidos passem.

     Lá existe a vegetação chamada mangue que deu origem ao nome “manguezal”. Desses mangues existem: o mangue vermelho, o mangue preto e o mangue branco. Ah! Já íamos esquecendo de falar o que é o manguezal. Manguezal é um bioma que recebe águas doces dos rios que desaguam na baía e água salgada do oceano, o que faz sua mistura de águas ficar salobra, além de ter grande quantidade de folhas e restos de animais depositados no seu fundo. Os animais se alimentam desta matéria orgânica, sendo característicos deste local. Além disso a água tem pouco oxigênio.

     Seu ponto culminante é o Pico da Marambaia que tem 640 metros de altura. Na ilha da Marambaia, foi encontrado uma nova espécie de libélula.


     No início da nossa excursão, visitamos um manguezal. Botamos o pé na areia dele. ECA, ERA IGUAL A LAMA!!! Lambemos a folha de um dos mangues, só que esse mangue não era o mangue vermelho, porque o mangue vermelho tem gosto de sal e o que lambemos não tinha gosto de nada! Pegamos caranguejos que nunca havíamos visto e também, achamos LIXO, que alguns “PORCOS” jogam no manguezal. Depois fomos à faixa de areia da praia da restinga e molhamos os pés na água do oceano Atlântico. Ao estarmos voltando para o ônibus pegamos conchas enormes! 




Fontes: Comando-Geral do Corpo dos Fuzileiros Navais

Nicolle, João Victor e Ana Beatriz 

Um comentário: